quinta-feira, 5 de maio de 2011

Dicas para a aquisiçao de seu imovel

#AdemiNews Dicas para comprar a casa própria.

por Ademi-GO, quinta, 5 de maio de 2011 às 15:19

É fundamental estar atento a todos os detalhes que envolvem a aquisão do imóvel para não tropeçar no caminho Fonte: Extra Online

A compra da casa própria é o sonho de milhões de brasileiros. Tomada a decisão de realizá-lo, é fundamental estar atento a todos os detalhes que envolvem a aquisão do imóvel para não tropeçar no caminho. Confira algumas dicas:

METRAGEM: meça os cômodos, pois o tamanho do imóvel pode ser menor que o previsto em contrato.

PESQUISE SEMPRE: verifique história da construtora. Visite imóveis construídos por ela e pergunte se os prazos foram cumpridos.

CONDOMÍNIO: Pesquise o preço do condomínio na região e fique atento ao número de áreas comuns do empreendimento, porque elas podem encarecê-lo ainda mais.

VISITE O IMÓVEL: Tente visitar o imóvel antes de comprar. Muitas pessoas compram o imóvel sem sequer conhecer o prédio. É importante saber as condições do imóvel, pois muitos deles precisam de reformas, que podem não compensar o preço razoável da compra.

IMÓVEL VAZIO: Certifique-se de que o imóvel está vazio. Se estiver ocupado, é provável que leve vários anos para que você, efetivamente, receba as chaves. E o pior: fique pagando prestação, condomínio e IPTU durante um bom tempo, sem usufruir do imóvel.

DÍVIDAS: Cheque se há dívidas de condomínio e IPTU, entre outras. É muito comum haver dívidas de antigos moradores, que deixam de pagar os encargos e acabam tendo que ser assumidos pelo futuro comprador.

DOCUMENTAÇÃO:

- Verifique no RGI se o empreendimento está registrado. Na prefeitura, pesquise se a empresa obteve as autorizações necessárias à construção. Vale se informar sobre ações contra a empresa.

- RGI: O Registro Geral de Imóveis (RGI) nada mais é do que o local onde você deve registrar a escritura logo após a negociação. As certidões das Justiças Federal e Estadual revelam se o vendedor tem ações cíveis e criminais em seu nome, o que pode invalidar a transação.

- Certidão Negativa de Ônus Reais: é o histórico das operações relativas ao imóvel, e deve ser pedida no cartório do RGI.

- Certidão Negativa de IPTU: verifique se o imóvel tem alguma pendência de pagamento. Por isso, a Certidão Negativa de IPTU é tão importante. Ela deve ser requerida na prefeitura e pode evitar que você tenha que pagar dívidas do antigo proprietário.

- Habite-se: é preciso checar o Habite-se, que nada mais é do que um certificado da prefeitura autorizando a habitação na moradia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário