sábado, 19 de março de 2011

Como melhorar a decoração de um apartamento com sala e cozinha integradas?

  • Foto da sala do internauta Christian Ferreira, que pede ajuda para decorar seu apartamento 






  • Foto da sala do internauta Christian Ferreira, que pede ajuda para decorar seu apartamento



      • Recebi as fotos do apartamento do internauta do UOL Casa e Imóveis Christian Ferreira, que tem dúvidas sobre a decoração que escolheu para o seu apartamento. Ele abriu a cozinha para a sala, criando um balcão, e está aguardando a entrega de novas peças para o ambiente de estar e as cadeiras da mesa de jantar. Christian pretende, ainda, reformar o móvel onde fica a televisão, retirando as prateleiras. Veja abaixo o que o internauta deveria fazer para deixar a sala mais harmônica e elegante, e o que deve ser evitado para garantir uma boa decoração.

        Sala de estar

        Para a sala de estar, Christian conta que encomendou um sofá de 2,30 m (comprimento) em couríssimo na cor prata. Apesar de não ter mandado a planta do apartamento, um sofá dessa dimensão vai ficar grande demais para essa sala. O ideal seria uma peça de 1,80 m, para não comprometer a circulação do espaço que é pequeno.

        Com relação ao tecido, pessoalmente, não gosto de couro ecológico, nem de couríssimo. Prefiro usar uma sarja em cor neutra, que tem toque mais gostoso e preço acessível.

        Além disso, ele está querendo colocar duas poltronas giratórias entre a sala e a mesa de jantar. Infelizmente, não há espaço para isso. O correto seria apenas uma poltrona compacta, ao lado do sofá, virada para a televisão.

        No lugar do tapete marrom, a esposa de Christian pretende colocar uma peça mais clara. Ótima ideia! O casal deveria comprar um tapete cinza claro ou bege, para deixar o ambiente mais leve


        Iluminação

        Um ponto que não foi levantado pelo internauta, mas que considero de enorme importância, é a iluminação. Reparei que boa parte das lâmpadas do apartamento são frias, deixando o ambiente sem charme. Minha recomendação é que ele substitua todas por lâmpadas quentes, mais aconchegantes.

        Christian criou um forro de gesso para embutir a iluminação, com spots nas laterais. Ainda que essa solução seja visualmente interessante, ter pontos focais sobre móveis onde as pessoas sentam não é uma boa ideia. Em ambientes de estar, o melhor é sempre escolher luz indireta. Também aproveitaria para retirar a caixa de luz no centro da sala de estar, substituindo por um abajur apoiado em alguma mesa lateral.

        Móvel de TV



      • Arquivo pessoal 




      • Um rack mais baixo e um tapete claro deixaria a sala do apartamento mais leve



        • A ideia de reformar o móvel da televisão, retirando as prateleiras na parte de cima, não é a melhor solução. Notei que a televisão está um pouco alta. A altura correta de um rack é entre 50 cm e 55 cm. A tela deve ficar na altura dos olhos de quem está sentado no sofá, e não mais alta, como a maioria das pessoas pensa.

          De qualquer modo, o móvel de madeira escurece e deixa o ambiente pesado. Por que não retirar essa peça e criar um rack novo, mais baixo, pintado de branco ou revestido com folhas de madeira? Na parede, logo acima da televisão, pode haver duas prateleiras para livros e objetos de decoração. Isso vai deixar a sala mais leve, o que é muito importante em um apartamento pequeno.

          Fonte: Eu quero esse.../Uol

          Nenhum comentário:

          Postar um comentário