sábado, 19 de março de 2011

As mulheres conquistaram espaço e são as maiores consumidoras


As empresas da construção civil vêm desenvolvendo ações inovadoras, sobretudo na área de marketing. Prova disso é a atenção especial dada ao público feminino nos últimos tempos. Especialistas garantem que as mulheres estão comprando cada vez mais e são elas que têm o maior poder de decisão. Quando gostam da empresa e se sentem satisfeitas com o produto, as consumidoras se fidelizam e recomendam o serviço a outras pessoas. Por isso as imobiliárias e construtoras adotam estratégias de vendas voltadas para elas, desde o estande de vendas até o empreendimento.

Os ambientes nos estandes de vendas estão cada vez mais refinados. O serviço de recepção é impecável e alguns têm até áreas de jardinagem. As mulheres que precisam levar os filhos até o local contam com brinquedotecas e salas de recreação. Alguns estandes têm instaladas unidades decoradas que permitem visualizar o imóvel pronto. Todos esses detalhes são necessários para que as consumidoras façam as negociações com maior tranquilidade.

O gerente de Marketing da Lopes Royal, Cláudio Fernandes, revela que 40% dos imóveis vendidos pela imobiliária são para mulheres. "Elas estão cada vez mais independentes financeiramente, aumentando consideravelmente seu poder de compra. Quando casadas, são elas que decidem qual imóvel comprar. Por isso entendemos que os itens de lazer voltados para as mulheres e para os filhos são muito importantes. Por exemplo, no estande de vendas é importante ter uma brinquedoteca para os filhos e na área externa do local deve ser colocado um tablado no lugar de brita, porque a maioria das mulheres usa salto alto", recomenda. A maior parte dos empreendimentos tem esses itens de lazer. No Tagualife Center há sala de ioga e pilates, de massagem e de spa. A maioria dos empreendimentos de Águas Claras também traz esses benefícios", enumera.

Projetos trazem espaços só para elas

É uma questão de marketing e de valorização da mulher. O mercado reconhece que as consumidoras têm grande influência na hora da compra do imóvel. Mesmo quando os homens fecham o negócio, eles quase nunca estão sozinhos. E nas poucas vezes em que a mulher não está presente, o negócio não é fechado de imediato. Assim relata Leonel Alves (foto), diretor comercial da Lopes Royal. "Já ouvi diversos homens deixarem de fechar negócio porque precisavam consultar suas esposas", disse. "Há algum tempo que o setor percebeu esta característica do mercado. Por isso os novos empreendimentos estão pegando esse gancho como estratégia de marketing. Existe, ainda, a questão da valorização da mulher, que hoje é vista, muitas vezes, em posição de poder. No caso do setor imobiliário, a decisão normalmente é dela". O Residencial Real Evolution é um exemplo de empreendimento no qual a Lopes tem espaços reservados para as mulheres. O local conta com espaço fa­shion, brinquedoteca, playground, espaço zen, fitness e outros. O empreendimento Isla LifeStyle, da EBM Incorporações, traz itens inovadores só para elas como sala de ginástica e de massagem, ioga e ateliê de pintura.

Atendimento com exclusividade

Marcos Caçonia, diretor administrativo e de marketing da JGM Imóveis, diz que a empresa também dedica um espaço especial para as mulheres. "Sabemos que a mulher tem metade ou 60% do poder de compra. São raros os maridos que fazem a compra sozinhos. Sempre que possível tentamos com o incorporador promover ações voltadas para esse público. Nos nossos empreendimentos existem espaços voltados especialmente para elas. Desde a recepção até a venda, procuramos atender às necessidades das mulheres quanto ao imóvel", esclarece o diretor.

O gerente de Marketing da MGarzon, Luis Guilherme, também acha que as mulheres têm hoje um grande poder de decisão.

"São elas que, muitas vezes, acompanham a rotina dos filhos e do marido e, a partir disso, percebem as necessidades de cada um quando eles estão negociando o empreendimento. Nós sempre nos preocupamos em oferecer um serviço de atendimento personalizado. Nos estandes de vendas oferecemos espaços próprios para as crianças com o objetivo de proporcionar mais facilidade para que as mães fiquem despreocupadas a fim de conhecer melhor as opções de residenciais comercializados pela MGarzon", afirma Luis Guilherme.

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